TCE/TO reúne entidades ligadas ao trabalho de fiscalização para apresentar o INOVA TCE
Sistema tem como objetivo integrar a comunicação entre os entes no trabalho de controle
Com o objetivo de apresentar o projeto INOVA TCE, que tem o objetivo de inclusão e cooperação integrando a comunicação entre órgãos fiscalizadores, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) reuniu, na manhã desta quinta-feira, 09, em Palmas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB/TO); da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM); do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet).
O INOVA TCE consiste em agregar serviços aos sistemas de utilização do TCE/TO na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. A iniciativa visa garantir a efetiva transparência e incluir o público externo na atuação do Controle Externo com cooperação mútua. Para isso, as entidades foram convidadas para a reunião de apresentação do sistema a fim de também proporem ações e medidas que podem ser incorporadas no funcionamento do INOVA TCE.
O conselheiro presidente do TCE/TO ressaltou que o Tribunal está buscando parcerias junto às entidades reunidas como agentes importantes na fiscalização da gestão pública. Ele ressaltou a importância do cruzamento de informações dos órgãos fiscalizados como forma de otimizar a gestão pública.
“A OAB precisa observar o que uma prefeitura está fazendo, por exemplo, nos auxiliando na fiscalização. O vereador ir à uma escola do seu município para ver como está o funcionamento, a merenda, as aulas, é uma questão importante. O vereador precisa ter certeza que a escola está funcionamento como deve ser”, citou o presidente do TCE/TO como exemplo de atuação na fiscalização da administração pública.
Responsável pela implantação do INOVA TCE, o assessor especial da presidência do Tribunal de Contas, General Marco Antônio Martin, falou sobre como o projeto deve funcionar e explicou sobre a importância da participação das entidades reunidas com suas sugestões para o funcionamento do sistema. As sugestões devem ser encaminhadas ao TCE/TO até o dia 14 deste mês de março.
Fonte: https://www.tceto.tc.br/tce-to-reune-entidades-ligadas-ao-trabalho-de-fiscalizacao-para-apresentar-o-inova-tce/